domingo, 17 de agosto de 2014

Linguine crocante de alho com queijo gruyère

Sabe aquelas noites em que você não está com tanta fome, mas quer comer algo gostoso e rápido? Pois  é, geralmente quando isso acontece comigo, escapo com uma massa bem rápida, sem muito molho, pra não ficar tão pesado. Pego uma mistureba de ingredientes diferentes e vejo que dá. Geralmente fica bom, mas essa receita que trouxe hoje para vocês ficou perfeita!

Antes que me julguem, costumo fazer massas inspirado nas receitinhas da Nigella, minha diva da gastronomia. O último livro dela que chegou é puramente italiano. Li algumas receitas dela, vi o que tinha na geladeira e na dispensa, e BAM!, saiu essa delícia. Anota aí:

  • 250 g  de linguine (rende para 2 pessoas que comem bem no jantar)
  • 1/2 x de azeite de oliva
  • Raspas de limão siciliano + suco desse limão
  • 1/2 xic de farinha de rosca (o ideal é fazer do pão dormido. Aquela de saquinho não fica legal)
  • 2 dentes de alho amassados ou picados finamente
  • 1 col sopa de pimenta calabresa
  • 1 col sopa de orégano
  • 50 g de queijo gruyère cortado em cubinhos
  • Salsa picadinha a gosto


Como toda receita de massa, inicie colocando 2,5 litros de água para ferver (cada 100g de massa, se coloca 1 litro de água). Depois que levantar fervura, você adiciona 1 colher de chá bem cheia de sal. No nosso caso, serão 2 colheres de chá de sal. Adicione a massa à água, mexa um pouco de vez em quando. No pacotinho da massa, diz quanto tempo de cozimento precisa. Pro nosso caso, diminua esse tempo em 1 minuto. Ah, uma outra dica da Nigella, sempre separe uma xícara da água do cozimento antes de escorrer o macarrão, pra ser usada no molho. Isso ajudar a encorpar os sabores da panela. Escorra o macarrão e use a mesma panela para fazer o molho.

Aqueça metade do azeite na panela, junte a raspa do limão siciliano, doure o alho picadinho e por último acrescente a farinha de rosca. Deixe tudo num tom douradinho, pra ficar bem crocante. Reserve.

Na mesma panela, coloque o restante do azeite e a mesma quantidade do suco de limão, junto com a massa. Espere secar um pouco, coloque a pimenta e o orégano e um pouco daquela água do cozimento (meia xícara, +-). Acrescente o queijo gruyère, espere derreter um pouco e por último acrescente a farinha de rosca tostadinha e temperada.

Sirva e salpique com um pouquinho de salsa. Olha o resultado final:


Vocês vão notar que esse macarrão fica bem al dente, sem molho, ideal para tomar com um vinho branco seco. Também uma opção bem diferente para os vegetarianos de plantão. Xero para vocês e até a próxima! 

Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 15 a 20 minutos

Nenhum comentário :

Postar um comentário