quinta-feira, 5 de junho de 2014

Um Risoto de Camarão super fácil!

O arroz que eu havia comprado para a receita de risoto de alho poró com ervilhas aqui do blog não foi utilizado todo, estava dando sopa na dispensa e resolvi fazer o que sempre tive medo de fazer e não sair como os que eu já havia comido: Risoto de Camarão. Perdi o medo e lá fui eu inventar de fazer. Não me arrependi. Ficou tão bom, tão bom que me deu vontade de fazer outras variações de risoto aqui em casa, porque é uma comida barata, gostosa e super fácil de fazer, apesar do ritual que esse prato requer.

Prometo que essa é uma das receitas mais simples de risoto que você virá por aí. Olha só os ingredientes:
  • 1 cebola cortada em cubinhos
  • 2 dentes de alho amassados
  • 400 g de camarão com cabeça
  • Salsinha e cebolinha (um punhadinho, pra fazer o caldo)
  • 1 x e 1/2 de arroz arbóreo
  • 1 tomate pequeno cortado em cubinhos
  • 1 col sopa de cream cheese (pode usar requeijão também)
  • 1 col sopa de manteiga
  • Sal e pimenta a gosto
Começamos esse risoto lindo com o caldo que será utilizado para ir regando o arroz. Separe a cabeça e o rabo dos camarões, tire a casquinha do corpo também, mas não jogue nada fora. Apenas reserve separados, a cabeça e as cascas em uma vasilha, e o camarão em limpinho em outra. Faça um refogado simples de 1 alho e 1/2 cebola no azeite e em seguida jogue as cabeças e cascas do camarão na panela, com sal e pimenta. Se quiser incrementar, coloque 1 tablete de caldo de peixe. Coloque aproximadamente meio litro de água quente. Espere cozinhar e jogue a cebolinha e a salsinha. Deixe cozinhar por 10 minutos e desligue o fogo. Espere esfriar e coe o caldo, com o auxílio de uma peneira. O caldo deve estar com um gostinho de camarão, com uma cor meio rosadinha. 

Para o arroz, inicie refogando a outra metade da cebola e o alho no azeite. Quando clarear a cebola, jogue os camarões sem casca, mexa por uns 2 minutinhos e tire-os da panela. Jogue em seguida o arroz arbóreo. Refogue por uns 2 minutos e comece o ritual do risoto. Despeje o caldo aos poucos, com o auxílio de uma conha. Antes de terminar o meio litro de caldo, experimente a textura do arroz. Risoto é pra ser al dente. Se estiver bom, adicione os camarões, o tomate picado e o cream cheese. Deixe tudo apurar por mais uns 2 minutos, desligue o fogo e acrescente a manteiga. Se quiser dar um boost, acrescente uma pimentinha vermelha ou tabasco. Se quiser, também coloca uma colherzinha de dendê quando for refogar os camarões, não vai fazer mal. Ah, sirva logo em seguida, senão o arroz fica empapado além da conta, ok?

Não disse que era fácil? É ideal para servir com um peixinho grelhado, com uma saladinha agridoce e um suco de limão. Huuummm deu água na boca aqui. Experimentem gente linda, vocês não se arrependerão. 

Xero e até a próxima!

Rendimento: 2 pessoas
Tempo de preparo: 40 a 60 minutos

Nenhum comentário :

Postar um comentário